sexta-feira, 27 de maio de 2016

SOBRE O SIGNIFICADO DA PLACA DE FORMATURA



Qual o significado desse momento especial, que implica na aposição de uma placa comemorativa?
Há algo de ancestral, de mitológico, de identificação com imagens e vozes que ecoam e se multiplicam há mais de dois mil anos, representando e contando a mesma história: a da formação para o cuidado de um ser humano pelo outro.
A medicina ocidental começa com o registro de um documento indicativo da regulação ética da prática, apresentado por Hipócrates. Más, em outras culturas começa muito antes, e na história da humanidade começa com o ato de cuidar quando, talvez, alguém ajudou pela primeira vez no nascimento de uma criança, um ancião foi protegido de ser devorado, um emplastro de folhas foi aplicado sobre um ferimento, talvez uma simples topada.
Em cada uma dessas ações a humanidade se desenvolvia, cada ação era um passo civilizatório acumulado, equivalente a milhares de anos. E tudo era registrado na pedra, para depois ser contado e recontado. Era criado então o mito, e o herói.
Hoje, continuamos registrando na pedra, nossos feitos, em momentos simbólicos, em rituais coletivos de passagem.
No último ano do curso os estudantes estão mais adultos, e com o registro na pedra afirmam: passamos aqui, como outros vem fazendo há milhares de anos; lembrem-se de nós, como fomos, jovens, belos, sonhadores, audaciosos, amorosos, fraternos. Somos a promessa!
Com todos esses outros registros, em sequência, damos o testemunho do nosso compromisso com a formação em saúde para um trabalho futuro com a qualidade que corresponde ao nosso sonho iniciado seis anos atrás.
E nós, professores, também, repetimos como os ancestrais, consagrando o registro dos estudantes, na pedra, e permanecemos aqui contando aos futuros aspirantes a médicos, sempre sonhadores , sobre as qualidades de cada um que já partiu para a autonomia profissional.
Esse registro guarda, principalmente, o brilho da juventude e do sonho de cada um.
E é assim que sempre nos lembraremos, da força por trás do brilho que os move para cuidar dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário